Pular para o conteúdo principal

Gravação dias 1 & 2



Ao som de Mr T Experience! Neste final de semana estivemos no "Melhor do Mundo estúdios" com o Griva para iniciar as gravações do novo disco do CARBONA. O estúdio fica na Barra da Tijuca do Rio de Janeiro, já tínhamos gravado o "Fujita" por lá e decidimos repetir a dose! Desta vez faríamos algo um pouco diferente uma vez que a mixagem e masterização será feita em outro lugar, ficando à cargo do Mass Giorgini, produtor que trabalhou com bandas como Screeching Weasel, Queers, Lillingtons, Ghoulies, Ben Weasel dentre outros, nos EUA.








Decidimos gravar ao vivo dessa vez por : 1) sempre achar que a gente soa melhor ao vivo do que nos discos 2) Por achar que é mais divertido gravar assim 3) Por achar que num determinado momento, fazer um disco de bubblegum todo recortado acaba não fazendo muito sentido.

A programação da gravação era gravar todas as músicas no sábado e no domingo colocar separado os arranjos de guitarra. Chegamos no sábado de manhã, passamos som de bateria, na sequência passamos todos os instrumentos e experimentamos a opção que acabou sendo utilizada onde todos os CARBONA tocaram na mesma sala como num ensaio com headphones que isolam o som quase que por completo, ficando bem confortável pra gravar, sem perder aquela sensação de estar tocando ao vivo mesmo. E divertido foi! É como ensaiar com um som de disco! Me diverti muito tocando principalmente as músicas "Cemitério" do Rotentix e "Zumbi" do Paulo Rocker. Duas músicas que não são nossas, de gente que a gente curte e ouvir e fazer aquela sonzera foi demais. 

  Começamos ja por volta das 15 e 30 da tarde com gravação marcada até às 19. Àquela altura a gente já sabia que não iria matar o disco , mas foi fazendo os takes na calma, tentando sempre registrar dois ou 3 takes de cada música. Neste primeiro dia fizemos: - Zumbi - Cemitério - O mundo era bem mais legal - Um - Você é minha china - Para onde vão as nuvens. No finalzinho ainda fizemos mais uns takes adicionais de Zumbi e O Mundo era bem mais legal. A primeira para dar uma aceleradinha na música e a outra em função de ser música do nosso vídeo clipe e de abrir provavelmente o disco. Começamos Antonella, mas o o horário avançado fez com que a gente optasse por gravar no dia seguinte.











 No domingo chegamos lá de novo às 11:00 hs. Tudo montado, tudo do jeito que a gente tinha deixado e tudo pareceu muito mais fácil. Fomos pegando música à música, e aproveitamos ainda pra refazer muitas músicas do dia anterior por achar que estávamos num dia melhor. E realmente estávamos. Astralzão rolando, já acostumado com esquema e assim gravamos as outras músicas: - Andróides não merecem as canções - Um passeio no barulho da cidade grande - Antonella toma pílulas - Prato preferido No final, com tudo gravado, para manter a tradição, apresentei uma música que tinha feito no sábado pela manhã e trabalhado novamente no domingo e mostrei pro pessoal.



 Nos discos anteriores a gente sempre gravou uma música aos 45 minutos do segundo tempo e dessa vez não foi diferente. Estes processos são curiosíssimos! Esta foi a música que a gente gravou mais rápido, sem erros, sem muita discussão! Ficamos bem felizes com a diversão e com a inserção de mais uma música no disco que chega reafirmando nossa retomada no Fujita. O nome da faixa é " A garota que cuspia gafanhotos". Quando ouvirem, já sabem, foi feita e gravada neste dia! Um disco de bubblegum é o que teremos mais uma vez! As músicas juntas formam a cada do que fizemos ao longo de todos esses anos.

 Nas últimas duas horinhas começamos a colocar temas e solos nas músicas e fizemos de três músicas. Próximo passo é um encontro na terça-feira à noite para concluirmos as gravações de guitarras. Temas e solos para no final de semana que vem trabalharmos nos vocais. De hoje até sexta ouvirei loucamente as demos do disco nas indas e vindas da semana para ir construindo os backings de forma natural.





 O trabalho não pára. Sigo agradecendo à todos que nos escreveram dizendo que querem ajudar a divulgar o disco e assim tem feito com divulgação de links como esse e finalmente um agradecimento a todos os zines, revistas e jornais que se interessam em divulgar o trabalho do CARBONA. Boa semana, o rock não pára! Fiquem na paz! HB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLAY REC, lay-outs de camisa, Guramas & Camila

Amanhã é dia de gravar! Está confirmada a gravação no estúdio BPM. Estarei gravando as guitarras e Dr. B gravando baixo nas 4 músicas do EP. Mais uma vez são elas: "Maria Sharapova", "A Melhor cerveja da Austrália", " Jogue os dados outra vez" e "Minhas canções". Estarei fazendo umas filmagens amanhã da gravação que serão disponibilizadas em MPGs no próprio cd que estará àvenda na TOUR e pelo correio também. Hoje foi dia de trrabalhar na arte de camisetas. É essencial para o sucesso de uma tour ( entende-se sucesso como sair de casa, tocar um mês e não ter q pagar o ônibus pra chegar em casa), ter um material de merchandising bacana+ discos para divulgar o trabalho e fazer um troco. Hoje trabalhei rapidamente em 2 lay-outs de camisa e gostaria de ouvir, na opinião de vocês qual o modelo mais legal. Um eu chamo de modelo "capa" pois é feito com elementos da capa do EP e outro é o modelo "mosrite". Se vcs puderem deixar um post

Show Acústico no Teto Solar!

Opa! No dia 29 de junho farei show no Teto Solar em Botafogo junto com exposição do Victor Stephan. Victao e ilustrador mestre ,autor da capa do Ciferal e amigo de longas datas e estamos promovendo este encontro para mostrar seus trabalhos e algumas musicas do Ciferal + hits carbonicos e musicas que eu gosto de bandas e artistas do rock gaúcho. Tudo isso num formato "polk" (punk+folk) turbinado pela participação da Cris Cafarelli que gravou o EP comigo. Fica aqui o convite para chegar la, dar uma sacada, uma ouvida e por que nao comer um dos melhores hamburguers do rio e beber uma cerveja?  Estive no Hanoi fazendo primeiro ensaio com a Cris neste final de semana e hoje a gente se encontra de novo , desta vez num esquema caseiro para passar / construir o set list do show.    Fiquem ligados! Paz!

Novo disco do CARBONA! Pré-lançamento digital dia 7 de setembro!

No dia 7 de setembro o novo disco do CARBONA “Dr Fujita Contra a Abominável Mulher-Tornado” será lançado. O que isso significa? Significa que todo mundo que visitar o site http://www.carbona.com.br/ do dia 7 de setembro à 7 de outubro poderá fazer download gratuito de todas as músicas do disco. Simples assim. Basta acessar o site, digitar CARBONA em um campo, realizar um pequeno cadastro e PUF! Poderá fazer download de todas as faixas do disco. Por que estamos fazendo isso? Porque queremos fazer nosso novo disco chegar a todos os fãs espalhados pelo Brasil e queremos conhecer aqueles que fizeram download do disco. A estes, que baixaram, serão oferecidas alternativas para nos remunerar caso queiram, através do oferecimento do CD físico, camisetas e outras coisas da banda. Nossa primeira gravação foi uma demo k7. De lá pra cá gravamos 8 cds, o último lançado há 3 anos atrás. Neste período muita coisa aconteceu na música. Múita coisa boa. Muita coisa ruim. Uma delas foi o enfraquecime