Pular para o conteúdo principal

Meu Primeiro Disco Digital :)

Do fanzine de Xerox, à revista eletrônica, do K7 ao cd , do cd ao mp3, dos flyers em carta à comunidades e mídias sociais. É esta a trajetória do CARBONA de 1997 até aqui. O lançamento do disco “Dr. Fujita contra a abominável Mulher Tornado” e sua estratégia digital é um marco na “correria militante” da banda no independente.

A Internet não é novidade para a banda. Nossa história se confunde com a da web no país. Começamos a banda ao mesmo tempo em que conhecemos e-mail. Desta descoberta originou-se uma turnê norte-americana em 1998, toda agendada pela web e vivida insanamente em vida real.

De lá pra cá conhecemos flog, blog, ogs , Orkut, isso, aquilo e assim fomos acumulando experiência intensa musical viabilizando 550 shows, 4 turnês e 8 discos.

Nesta caminhada contamos sempre com o apoio do André Tauil e sua 13 Records que sempre apostou , apoiou e investiu na banda lançando nossos discos. No Apuros em Cingapura, tivemos o convite da Revista Outra Coisa para lançar o disco, conversamos com o André e ele entendeu que a experiência de distribuição em banca seria saudável pela banda e mais uma vez, contando com suporte da Toca do Bandido lançamos mais um disco.

Nos últimos 3 anos o cd físico enfrentava tempestades de desinteresse pelo público cada vez mais forte frente ao FREE mp3, e um a um , foram caindo os selos independentes. Passados 13 anos, arregaçamos as mangas e nos preparamos para lançar nosso primeiro disco digital.

O Meu primeiro disco digital não significa, ignorar o bom e velho cd, mas significa que ele é pensado originalmente como um disco digital, toda sua estratégia de divulgação é voltada para o digital e o físico vira apenas uma opção de consumo de música tradicional para quem curte o “disquinho” assim como eu. Ou seja, faremos cd físico também.

O lançamento digital de “Dr Fujita” encampa um esforço muito maior, o de trazer a banda de forma definitiva para o digital. Enquanto trabalho no novo disco, trabalho incansavelmente para licenciar todos os discos do CARBONA e disponibilizá-los para todos nos mais diversos canais de distribuição. Lojas web de mp3 com pagamento em cartão de crédito, venda através de celulares e obviamente o bom e velho CD.

Esse projeto me obriga a mergulhar em uma enorme burocracia de licenciamentos, contratos, com 13 records, toca discos e outros agentes que estiveram envolvidos no nosso trabalho ao longo dos 13 anos. Mas o resultado pra mim será gratificante e revitalizante.

Hoje estamos pagando pelo disco e mantendo todos os direitos na nossa mão , hoje estamos assumindo controle de 100% das atividades da banda e isso é um grande desafio pra gente. Bem verdade que que sempre tivemos grande parte do processo nas nossas mãos, mas agora é diferente. É uma volta. Um recomeço. Uma reestruturação. A adaptação a uma nova era.

O trabalho todo é feito com muito pouco ou quase nada de recurso. Mas o planejamento e a parceria com pessoas que apóiam o trabalho vão dando “empurrão” no projeto.
Eu vou contando um pouco disso tudo por aqui.

Ontem fiquei por conta da arte dos CDs. Conversando com ilustradores, passando referências, e mais um processo em andamento. As referências todas passam por cartazes de filme dos anos 40 e assim devemos dar vida ao “Dr Fujita contra a Abominável mulher Tornado”.

Hoje à noite tem gravação. Amanhã tem fotos, estórias e mais registro.

Fiquem na paz, fiquem no rock
Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Dr. Fujita? Um track list comentado do novo disco!

Mas afinal de contas quem é Dr. Fujita? Dr. Fujita foi um cientisa pesquisador de tornados. Ele é o criador da escala F, ou escala Fujita, usada na medição de tornados e seu potencial destrutivo. Bem, o potencial destrutivo nos leva a mulher Tornado (risos). Mas quem é a Mulher Tornado? A mulher Tornado anda a solta por ai! São muitos os relatos dos que já sofreram sua fúria! Voa casa, carro, coração desintegra, destruição completa e absoluta. Imaginando este combate do homem que melhor conheceu a fúria dos Tornados contra a Abominável Mulher Tornado, chegamos no novo disco que reúne, como sempre, um apanhado de estórias contadas em menos de 3 minutos e 2 acordes, dando continuidade a nossa "onda" de cantar estórias. O Fujita original: O nosso Fujita, na pele do Dr. Mad Mattos, que fez uma incrível participação na capa do disco! Vamos ao disco: 1- Sopa de água-viva: uma introdução instrumental punk rock! Frenético! Uma cartão de visitas do disco que virou também nossa intr

Arqueologia CARBONA!

Foi disponibilizado hoje no "Ramone to the Bone" um blog dedicado a bandas ramônicas " 3 acordes" uma gravação do CARBONA feita no ano de 2004 na rádio Brasil 2000 fm. Esta gravação foi feita durante a Chicletour II, turnê de mais de 20 shows que fizemos pelo Brasil ao lado dos Magaivers! O link para download é: http://ramonetothebone.blogspot.com/search/label/Carbona Ainda não ouvi os arquivos disponibilizados, mas eu me lembro que na época a gravação tinha ficado bem bacana. O tracklist é: 1. Carbona - Felicidade Incondicional (2:01)2. Carbona - Meu Primeiro All Star (2:32)3. Carbona - 43 (3:13)4. Carbona - Copo Dagua (1:38)5. Carbona - Casaco Azul (1:47)6. Carbona - Esqueletos Em Todo Lugar (1:53)7. Carbona - Fliperama (1:26)8. Carbona - Urbania Diga Adeus (2:43)9. Carbona - E Impossivel Ser Tudo Para Tod (0:50)10. Carbona - 1001 Doses (Ate Voce Voltar) (2:21)11. Carbona - Rockaway Beach (Cut) (1:51)12. Carbona - O Mundo Sem Joey (2:57)13. Carbona - Especialmente

VANS ZONA PUNK TOUR Diario 1

Olá amigos, estou em São Paulo e achei uma horinha pra contar como andam as coisas por aqui. Coloquei algumas linhas sobre os dias vividos na VANS ZONA PUNK TOUR. Em resumo eu diria que nesta tour a gente viveu talvez alguns dos melhores momentos da banda no palco ( Vila Velha é sem dúvida top 10!), esta tour tem sido também a mais "dura de todas", divertida porém cheia de horas de espera em excesso. Estamos ao lado de grandes bandas, revendo e fazendo amigos. Eis a estrada... DIA 1 : São Paulo, Hangar 110. Acordamos cedo, pegamos o ônibus pra Sampa. Primeiro show da Tour no Hangar. Achei isso bem legal por que estreiar com o pé direito numa empreitada dessas é fundamental. Nesta noite seriam apenas três bandas: CARBONA, Coligere e Mukeka di Rato. O show com 3 bandas funcionanou muito bem . No início achei que seria estranho tocar com duas bandas muito mais pesadas que a gente mas o show acabou sendo perfeito. Completa harmonia entre públicos diferentes e o Hangar mais uma v