Pular para o conteúdo principal

Carbona no Estúdio Superfuzz


Hoje foi dia! O CARBONA esteve no estúdio Superfuzz aqui no Rio de Janeiro para gravar 10 músicas numa demo de pré-produção do novo disco. Com isso demos um importante passo para terminar a fase de composições e ensaios. Muito em breve a gente noticia por aqui o início da gravações. A idéia foi ir até o Superfuzz, microfonar tudo e tocar o disco na íntegra pra ter uma idéia de como vai ficar tudo junto, selecionar músicas e ajudar na composição de guitarras e backings. O processo de composição do disco tem sido extremamente divertido e estou muito feliz com o disco que estamos preparando para comemorar 15 anos de estrada. O disco retoma o ponto onde paramos no retorno que o Fujita representou aos primeiros anos da banda. Chega com jeitão de disco gravado por 4 caras que mergulharam na Lookout Records nos anos 90 e de lá até aqui curtiram muito o som de bandas como Screeching Weasel, The Queers, Groovie Ghoulies dentro outros. Temos muitos sons na onda "clássica" do Bubblegum. Batera "Ramônica", poucos solos, fraseados rock n´roll e as velhas estórias musicadas em melodias simples sobre bases igualmente simples.


Começamos gravando "O Mundo era bem mais legal" que foi a última música que compus, ainda na semana passada. Acabou sendo pra mim uma das mais legais do set! Talvez esta seja uma das músicas mais "ramônicas" do disco. No ensaio até costumava brincar cantando ela imitando o Joey no vocal. Tem uma parte que fala "depois do Joey sobrou pouco ou quase nada" que eu imagino direto o Joey cantando, ou uma participação dos Rotentix! 


Segunda música a ser gravada foi "Você é a minha China" que vem ganhando ares de "favorita" da banda. Acho que o "jeitão" lookout/hardcore festivo, com solinhos de guitarra rock n´roll desperta aquela alegria odos "velhos tempos". O melhor de tudo é sentir que os velhos tempos não diferem muito dos tempos de hoje. A alegria de estar construindo o disco é o combustível e me permite unir todos estes tempos com o CARBONA. Como um pão de forma, unindo as fatias, formando todas um pão onde a banda é o saco. E cada vez que vivo mais um dia legal com a banda consigo juntá-lo aos demais dias, revivendo as alegrias do passado no presente e me motivando pra que hajam dias futuros. 

Terceira música gravada foi "Para onde vão as nuvens". Esta música até já coloquei aqui uma versão de "composição" que gravei no quarto com a câmera digital no dia em que escrevi a música. Esta música me lembra muito Urbânia e Nebulosa. 

Depois caimos na única música mais veloz do disco, nos levando a uma praia que a gente curte que é o hardcore melódico. Desde o Taito a gente sempre costuma colocar uma música mais veloz. No "Taito" foi 1001 Doses, no apuros "Lindos Refrões", no Fujita colocamos "A Alegria está de volta" e finalmente trazemos "Um" neste disco que ainda não tem nome. Batera veloz, numa onda Bad Religion, com solos simples do Bubblguem e melodias lembrando as bandas de HC melódico dos anos 90.

Na sequência gravamos "Um passeio no barulho da cidade grande" uma música que é a "cara do Carbona". Aproximadamente dois minutos, sem refrão, me fazendo lembrar de Eu quero ir pro Japão, fim do mundo dentro outras que me lembram as aulas de 3 acordes aprendidas no "Rock n Roll High School".  Esta música a gente ainda não se achou em alguns detalhes, mas é pra isso que fizemos a gravação. 


Uma das músicas que estariam  no meu EP acústico foi "roubada" pelo CARBONA para o disco. Trata-se de "Andróides não merecem as canções". A música ficou bem legal com instrumentos e decidimos gravá-la. Fizemos uma brincadeira roubando e homenageando os acordes iniciais de "Another Girl" gravado pelo The Queers em Dont Back Down. Este é um dos discos preferidos de todos os integrantes da banda, tem um climasso festivo e assim é essa música que tem como letra:


O mundo parece andar tão rápido com pressa de chegar / Mas como tem mais gigas que segundo gira e não sai do lugar / Aplicado com aplicativos o vazio faz pensar / Nada do que eu preciso evolui, não saio do lugar / Ontem vi alguns relatos na televisão testemunhando que o WI FI foi inventado pelo coração / Andróides não merecem as canções. 

Mergulhamos depois nas músicas que estavam "na gaveta". São elas: "Antonella toma pílulas" e "Prato Preferido". Antonella toma pílulas é um som que a gente se animou a gravar pelo grande número de pessoas que escrevem pra gente sugerindo a gravação da música. A gente um dia publicou um video de ensaio com a música no BPM e a gente se deu conta que as pessoas viam mais aquilo do que os clipes da banda. Antonella é uma música que me faz lembrar as músicas mais lentas do Taito como "Ela não quis ir comigo pro cinema". Já "Pratio preferido" foi uma das músicas que estavam no disco que foi "deletado" pelo CARBONA entre o Apuros e o Fujita. Aqui ,nas poucas oportunidades que eu tive de mostrar pros amigos mais próximos , muitos falavam que a gente tinha vacilado em não gravar o disco. Prato Preferido é bubblegum na veia e tem uma versão demo circulando pela web. 


Pra fechar a tampa fizemos mais dois sons: "Somos Todos Zumbis" que andou dando um trabalhinho extra parece encontrar uma forma final. Um teminha no melhor estilo "Filme Z" de terror deu o clima que faltava. Este é o som que costumo dizer que de tão pegajoso irrita. E acaba sendo o q a gente acaba gostando (risos). Saideira foi "Canção do Esqueleto", uma canção com teminhas rock n`roll 50, com escala de baixo e pouquissimo instrumental. Todo mundo e FOI! 

É isso! O dever de casa agora é fazer mais uma rodada de 3 ou 4 composições, revisar o que temos, e PLAY REC! As novas a gente conta por aqui. Obrigado por tudo mundo que acompanha o trabalho do CARBONA ao longo destes prazerosos anos.

Paz e Rock 

 HB!

Comentários

André!!! disse…
AWEEE... Henrique man parabéns... Adorei as musicas e estou ansioso para aprecia-las no novo cd!!!
Man O Carbona e a melhor banda que já ouvi na vida!!! Fiquei contente em ter colocado a Antonela!!!
Man muito sucesso e tudo de bom pra vocês!!! São de mais... Parabéns pelo trabalho e até!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Dr. Fujita? Um track list comentado do novo disco!

Mas afinal de contas quem é Dr. Fujita? Dr. Fujita foi um cientisa pesquisador de tornados. Ele é o criador da escala F, ou escala Fujita, usada na medição de tornados e seu potencial destrutivo. Bem, o potencial destrutivo nos leva a mulher Tornado (risos). Mas quem é a Mulher Tornado? A mulher Tornado anda a solta por ai! São muitos os relatos dos que já sofreram sua fúria! Voa casa, carro, coração desintegra, destruição completa e absoluta. Imaginando este combate do homem que melhor conheceu a fúria dos Tornados contra a Abominável Mulher Tornado, chegamos no novo disco que reúne, como sempre, um apanhado de estórias contadas em menos de 3 minutos e 2 acordes, dando continuidade a nossa "onda" de cantar estórias. O Fujita original: O nosso Fujita, na pele do Dr. Mad Mattos, que fez uma incrível participação na capa do disco! Vamos ao disco: 1- Sopa de água-viva: uma introdução instrumental punk rock! Frenético! Uma cartão de visitas do disco que virou também nossa intr

Arqueologia CARBONA!

Foi disponibilizado hoje no "Ramone to the Bone" um blog dedicado a bandas ramônicas " 3 acordes" uma gravação do CARBONA feita no ano de 2004 na rádio Brasil 2000 fm. Esta gravação foi feita durante a Chicletour II, turnê de mais de 20 shows que fizemos pelo Brasil ao lado dos Magaivers! O link para download é: http://ramonetothebone.blogspot.com/search/label/Carbona Ainda não ouvi os arquivos disponibilizados, mas eu me lembro que na época a gravação tinha ficado bem bacana. O tracklist é: 1. Carbona - Felicidade Incondicional (2:01)2. Carbona - Meu Primeiro All Star (2:32)3. Carbona - 43 (3:13)4. Carbona - Copo Dagua (1:38)5. Carbona - Casaco Azul (1:47)6. Carbona - Esqueletos Em Todo Lugar (1:53)7. Carbona - Fliperama (1:26)8. Carbona - Urbania Diga Adeus (2:43)9. Carbona - E Impossivel Ser Tudo Para Tod (0:50)10. Carbona - 1001 Doses (Ate Voce Voltar) (2:21)11. Carbona - Rockaway Beach (Cut) (1:51)12. Carbona - O Mundo Sem Joey (2:57)13. Carbona - Especialmente

VANS ZONA PUNK TOUR Diario 1

Olá amigos, estou em São Paulo e achei uma horinha pra contar como andam as coisas por aqui. Coloquei algumas linhas sobre os dias vividos na VANS ZONA PUNK TOUR. Em resumo eu diria que nesta tour a gente viveu talvez alguns dos melhores momentos da banda no palco ( Vila Velha é sem dúvida top 10!), esta tour tem sido também a mais "dura de todas", divertida porém cheia de horas de espera em excesso. Estamos ao lado de grandes bandas, revendo e fazendo amigos. Eis a estrada... DIA 1 : São Paulo, Hangar 110. Acordamos cedo, pegamos o ônibus pra Sampa. Primeiro show da Tour no Hangar. Achei isso bem legal por que estreiar com o pé direito numa empreitada dessas é fundamental. Nesta noite seriam apenas três bandas: CARBONA, Coligere e Mukeka di Rato. O show com 3 bandas funcionanou muito bem . No início achei que seria estranho tocar com duas bandas muito mais pesadas que a gente mas o show acabou sendo perfeito. Completa harmonia entre públicos diferentes e o Hangar mais uma v